Para que serve um blog

Desde pequena, quando comecei a ir a escola e usar cadernos para copiar os assuntos que a professora escrevia no quadro verde ou negro e, quando, em casa, fazia os deveres demandados por ela, eu arrumava um jeito de usar as ultimas páginas do meu caderno para anotar palavras, frases, ideias próprias e até alguns desenhos desajeitados. Aquelas folhas em branco eram um como um horizonte imenso a percorrer mundo à fora.

Os incontáveis cadernos que tive me levaram longe e continuam cumprindo sua função de registro. Tenho muitos caderninhos de anotações, uns já devidamente preenchidos, outros aguardando serem abertos e rabiscados. Sem eles, as minhas ideias para um poema ou uma crônica, provavelmente, se perderiam no corre-corre da vida que a gente leva.

Se me perguntassem: Quais seriam as três coisas imprescindíveis que você levaria na bolsa? Eu responderia sem piscar: um batom, um bloco de anotações e um lápis ou caneta. Calma! Não é aquela pergunta sobre o que eu levaria para uma ilha deserta!! Então, não é o fim do mundo…

Evidentemente que, com as novas tecnologias, ampliamos muito os suportes de registro da palavra-imagem e, ao mesmo tempo, inauguramos novas maneiras de materializar e fixar o que sentimos, pensamos… E, muito embora registrar, de alguma maneira, a nossa passagem por este mundo seja uma necessidade, adaptar-se a um novo suporte, às vezes, leva décadas. Quase sempre transferimos para a tecnologia nova o modo de interação com a anterior, até que, paulatinamente, aprendamos a conhecer as potencialidades que o novo dispositivo proporciona.

Para quem nasceu antes do computador pessoal e da Internet em casa, como eu, se lembra que as primeiras páginas de poesia era a cópia fiel de uma folha de caderno ou uma página de livro, sem tirar nem por. Por quê? Porque a tecnologia que nós conhecíamos até ali era a do papel. Hoje, dez, vinte anos depois, houve uma mudança enorme no modo como interagimos com o mundo digital. Os poucos, fomos experimentando, descobrindo a linguagem de um suporte ilimitado. Um simples texto escrito no caderno de pauta, com a linguagem digital, se transforma em hipertexto, capaz de nos levar a margens nunca antes exploradas.

E o blog, para que serve? Partir para uma pesquisa rápida (https://www.significados.com.br/blog/) e descobrir que Blog é uma palavra que resulta da simplificação do termo weblog, que é resultante da justaposição das palavras da língua inglesa web logWeb tem o significado de rede (da internet) enquanto que log é utilizado para designar o registro de atividade ou desempenho regular de algo. E, olhem só que bacana, numa tradução livre podemos definir blog como um “diário online”.

Então, podemos dizer que Blogs são páginas da internet onde regularmente são publicados diversos conteúdos, como textos, imagens, músicas ou vídeos. Os blogs são uma forma de registro diário, semanal, mensal… mantidos por uma ou várias pessoas que permite comentários dos seus leitores. Blogueiro ou Blogueira é o nome dado a quem publica num blog e blogosfera é o conjunto de blogs.

O blog é um “diário público”, uma vez que quem o escreve torna público e, com isso, permite que um número infinito de pessoas possa lê-lo. Esses “cadernos on line” são de utilização muito simples e dispensam o conhecimento de linguagens de publicação de páginas na internet — como html, por exemplo. Os sistemas mais populares são o Blogger, Wix e o WordPress, entre outros. Acabei de me render ao uso de um blog pessoal. Me sinto como se tivesse somado um livro inédito com os meus caderninhos de anotações. Tem um pouco da minha produção literária madura misturada com projetos, ideias, pensamentos, esboços, registros fotográficos, um verdadeiro “work in progress”, um por fazer, que inventa o fazer, fazendo, fazendo-me. Deve ser para isso que servem os blogs. Agora eu também moro neste endereço:https://wordpress.com/view/nadiavicronicamenteblog.wordpress.com

Deixe um comentário